Dicas para um atendimento de excelência

Já alguma vez te perguntaste o que podes fazer para melhorar o check in do teu imóvel que está em alojamento local? Ou és daquelas pessoas que nem se importa com isso e o que interessa é prestar o serviço e ter o dinheiro? Se fores, não há mal nenhum nisso, porque eu também conheço pessoas assim. Mas este artigo é mesmo para aqueles que, como eu, acreditam que um bom atendimento é que nos deixa com o sentimento de dever cumprido e que é assim que se fideliza um cliente. Sim, porque se o cliente gostar, ele vai voltar ou recomendar-te. Vou dar-te aqui algumas dicas para um atendimento de excelência.

1. Casa em condições

Já viste se estás a mostrar a casa e te apercebes que algum aparelho está avariado, a cama por fazer ou te esqueceste de tirar o lixo dos hóspedes anteriores? Não há nada pior do que o constrangimento que vais sentir e a imagem que vais passar aos clientes. Para evitar surpresas, faz uma ronda por todas as divisões antes do check in para garantires que tudo está como devia.

2. Presente de Boas Vindas

Esta dica é um dos pontos que te pode diferenciar dos restantes alojamentos. Todos os hóspedes gostam de receber um pequeno presente à chegada. Se já usufruíste do serviço de alojamento local, sabes como isto deixa os hóspedes a sentirem-se acarinhados e a valorizar o cuidado com a sua presença. Assim, tanto pode ser um pequeno snack, como umas bolachas tradicionais, ou algo mais elaborado, como um cabaz com produtos da região. O importante é mostrar como és hospitaleiro.

3. Sorri

Todos sabemos que a primeira impressão é a mais importante certo? Por isso mostra-te amigável e sorridente. Assim vais deixar os hóspedes mais confortáveis, relaxados e à vontade. E se fizeres um esforço para saber o nome deles e de onde vêm, consegues destacar ainda mais o atendimento.

4. Claro e objetivo

A maioria dos hóspedes fez uma viagem grande para chegar até ao teu imóvel. Por isso tens de conseguir fornecer todas as informações que consideres relevantes de forma resumida e esclarecedora. Não incomodes as pessoas com coisas desnecessárias e histórias que não lhes interessam para nada.

5. Informações sobre a casa

Assegura-te que forneces todas as informações sobre a casa. Se existir algum eletrodoméstico avariado, janela que não abre, ou se falta algum objeto na cozinha porque não tiveste oportunidade de repor, avisa os hóspedes. Assim eles ficam sensibilizados com o teu cuidado e não ficam a achar que foi desleixo.

6. Disponibilidade

Certifica-te que respondes o mais rápido possível às solicitações dos hóspedes mostrando-te disponível para ajudá-los durante a sua estadia. Procura ser proativo na resolução de problemas e oferecer soluções rápidas e eficazes.

7. Guia turístico

Se os teus hóspedes não forem da zona, certamente já fizeram uma visita rápida pela internet para analisarem os principais pontos turísticos para ver. Tu podes destacar-te se forneceres dicas sobre locais menos turísticos, mas de muito interesse quer a nível de cultura, desporto, paisagem e até de gastronomia. Há sempre locais que só a população da zona conhece e que embelezam mais a experiência dos hóspedes.

8. Regras importantes

Colocaste as regras da casa no anúncio do imóvel certo? De uma forma muito rápida relembra os hóspedes das principais regras, principalmente do horário do check out.

9. Contactos importantes

Deves deixar uma lista com os contactos mais importantes e úteis durante a estadia. Aqui é importante deixares dos serviços de emergência, polícia, bombeiros, farmácias e até de alguns restaurantes que consideres que podem ser mais uma valia.

10. Feedback

Pede aos hóspedes a sua opinião sobre a visita. Não te esqueças que tens de estar aberto a comentários positivos e negativos porque, nem sempre corre tudo bem e as pessoas são todas diferentes pelo que não gostam das mesmas coisas. Para isto, até podes deixar um livro de visitas ou formulário de feedback no imóvel. Depois, é só usares estas informações para melhorar o serviço.

Não te esqueças que o atendimento de excelência ao cliente é o mais importante. Assim garantes que a experiência se torna inesquecível para eles e por isso com vontade de voltar e até de recomendar o espaço a amigos ou familiares.

São 10 dicas aqui exploradas. Poderiam ser mais, podiam ser menos. Aceito sugestões. Por isso, se tiveres mais algumas, entra em contacto comigo para podermos atualizar este artigo e ajudarmos mais pessoas a prestar um atendimento de excelência.

Junte-se à discussão

Compare anúncios

Comparar

Não é permitido essa funcionalidade