Nos dias que correm, a oferta de alojamentos locais é cada vez maior, existindo milhares na internet, acessíveis apenas com um click. E qual é um dos pontos que os hóspedes analisam e influenciam a escolha de um alojamento em detrimento de outro? As fotografias, claro! Se as fotografias tiverem má qualidade, a probabilidade é que o hóspede nem analise o resto das caraterísticas do imóvel. E por isso é cada vez mais importante apostar em imagens de boa qualidade para conseguirmos desde logo, começar a marcar a diferença em relação à concorrência. Este é o primeiro contacto com o hóspede, a primeira impressão, e pode ser decisivo para a taxa de conversão. Assim, destaco aqui 5 dicas para fotografar o teu imóvel e assegurares que vais estar no top.
1- O Espaço
A primeira coisa a fazer é arrumar o teu Alojamento Local e assegurar que está limpo e arrumado como se fosse receber os seus hóspedes e tirar pelo menos uma fotografia a cada zona da casa, incluindo cozinha e casa-de-banho. Assim, vai permitir que os teus hóspedes possam ter uma perceção do que vão encontrar.
2- A Iluminação
É importante que tires as fotografias durante o dia, de forma a garantir a melhor luz possível. Se for necessário, em zonas mais sombrias acende candeeiros e evita usar o flash.
3- As caraterísticas das Fotografias
Aqui, é extremamente importante teres em atenção a resolução da imagem. É recomendado um tamanho mínimo de 1280 x 900 pixéis, para que não percam a qualidade da imagem. E não sei se tens conhecimento deste facto mas nenhum dos principais sites de reservas (como Booking e o Airbnb) aceitam fotografias tiradas na vertical. Caso estejas habituado a fazê-lo e até prefiras assim nesse formato, tens de ter consciência que elas serão sempre cortadas e não ficam ajustadas ao layout do site. Tem ainda o cuidado para, dependendo do tamanho da casa e/ou apartamento, tirar entre 8 e 20 fotografias. As pessoas gostam de ver muitas fotografias.
4- Os Ângulos
Deves ter também uma especial atenção aos ângulos em que fotografas para que consigas transmitir uma dimensão aproximada do teu alojamento local. Quantas vezes somos confrontados com expressões como “As fotografias não fazem jus à casa” ou “Pelas fotografias parecia mais pequena”?! Consoante o sítio em que estás a tirar as fotografias, poderás fazer com que um quarto relativamente grande pareça bastante pequeno, ou vice-versa, e isso é algo que queres evitar. Assim, a melhor forma de fotografar é colocares-te num dos cantos da divisão para que consigas captar a maior parte da mesma na fotografia e garantires que dá uma verdadeira perspetiva do espaço.
5- Os Detalhes
Tudo o que for relevante à volta da casa e/ou apartamento (por exemplo a vista, o jardim, a localização) deve aparecer em pelo menos uma fotografia sendo ainda importante teres o cuidado de não colocar nas fotografias objetos e/ou utensílios que não irão estar disponíveis durante a estadia dos hóspedes na tua casa. Podes ainda incluir em pelo menos uma das fotografias a fachada e porta do prédio ou casa, pois irá ajudar os hóspedes a encontrarem mais facilmente o local onde vão ficar hospedados.
Estas 5 dicas fotografar o teu imóvel e para causares uma boa impressão são importantes. Mas não te esqueças que existem outros fatores que te fazem demarcar da concorrência e te permitem obter uma taxa de conversão maior e quem sabe tornar-te num superhost.
Mas isso acho que já vai ficar para outro post, o que achas?